A devoção a Nossa Senhora D´Ajuda é muito grande. Como você pode perceber, começa desde há muito tempo. Aqui as pessoas chegam de vários lugares do Brasil, em especial de Minas Gerais e do Sertão Baiano para desbravarem o Água Preta e com eles vêm também a devoção religiosa. A 1ª capela era na Praça Castro Alves, onde hoje é o Prédio da Prefeitura de Itanhém. Logo em seguida o povo maravilhoso de nossa cidade começa a construir a Igreja de Nossa Senhora D´Ajuda na Praça da Matriz. Em 14 de Março de 1965 foi elevada à Paróquia, e em 15 de março de 1965 a nova PARÓQUIA ganha uma festa maravilhosa para posse do primeiro pároco em Itanhém, Frei Simão Putty.
Itanhém, até 1965, foi freguesia da paróquia São Bernardo de Claraval, da cidade de Alcobaça, passando sua sede religiosa para a cidade de Itanhém. Pertence à diocese de Teixeira de Freitas-Caravelas, desde 21 de julho de 1962, mas antes da criação desta diocese, era subordinada a diocese de Ilhéus quando, Dom Caetano era o bispo diocesano.
Desde sua criação, em 1965, passaram por aqui vários religiosos e religiosas. O Primeiro padre Frei Simão, com seus colaboradores, depois o Padre José Koopmans e com seu colaborador Padre Davi José Reis, com as transferências, passaram por aqui Padre José Carlos Fernandes, Padre Dácio Baião, filho da Terra, Padre José Ailton Ribeiro Pardinho, Padre Metódio Macedo, Padre Antônio Paulo Mascarenhas França. Em 2006, chega em nossa paróquia os Padres religiosos do Instituto Milícia de Cristo, vindos da Arquidiocese de Vitoria - E.S, tendo como cabeça: Padre Valdir Vitorino (administrador paroquial) e seus colaboradores. Portanto, uma vez, fechada a casa religiosa por parte do Instituto Milícia de Cristo - padre Valdir Vitorino, continua na mesma paróquia ( Ad Experimentum ) como diocesano. Tivemos por aqui, durante muitos anos a presença marcante das religiosas de São José de Chambery, que deram uma contribuição enorme na evangelização de nossa PARÓQUIA.
Hoje temos como colaborador paroquial ( Vigário Paroquial - PE. João Carlos ), que vem desenvolvendo seu trabalho com muito zelo e amor.
Finalizando: já saíram da nossa paróquia, diversas vocações religiosas: Irmãs Clemência e Eudoxia que fazem missão no continente Africano, Irmã Edivania que está no Sul do Brasil. Padre Dacio Baião, Padre Jailton Sapucaia e Padre Ariston . Além de vários seminaristas, tanto diocesanos como religiosos.
Fonte: Blog Paroquia Nossa Senhora D'Ajuda de Itanhém
Nenhum comentário:
Postar um comentário