Nome completo: Eloino Moreira Lisboa.
Data de nascimento e óbito: 01/12/1938 05/02/2007
Nome dos Pais: Sady Teixeira Lisboa e Maria Moreira Lisboa.
Nome da esposa: Nilma Pires Lisboa.
Nome dos Filhos: Maria Nilma Pires Lisboa Santos, Maria Denise Lisboa Medeiros, Eloino Moreira Lisboa Junior, Maria valeria pires Lisboa, Sady Teixeira Lisboa Neto, Allan Vinicius Pires Lisboa.
Nome dos netos: Milena Lisboa Santos, Rodrigo Lisboa Santos, Viviane Lisboa Santos, Sofia Lisboa Santos, Murilo Lisboa Medeiros, Lais Lisboa Medeiros, Marcos Lisboa Medeiros, Mel Gonçalves Lisboa, Luana Gonçalves Lisboa, Yasmin Oliveira Moreira Lisboa, Vinicius Vilela Lisboa, Caio Vilela Lisboa, Lívia Lisboa Cacique, Vitor Lisboa cacique, Lucas Pires Lisboa Medeiros.
Nasceu em Itanhém e sempre morou aqui. Realizou seus estudos em Itanhém, Teófilo Otoni e Salvador, onde concluiu o ensino médio e técnico. Em seguida ingressou no serviço público como Oficial do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Itanhém-BA, onde permaneceu até aposentar-se em 2006. Em homenagem aos grandes serviços prestados e, especialmente por sua postura ética e humanitária, o Fórum da Comarca de Itanhém tem hoje o seu nome: Fórum Eloino Moreira Lisboa.
Sua maior contribuição para com a comunidade foi viver e aplicar com intensidade e de forma anônima o chamado de Jesus: “Amai-vos uns aos outros”. Inúmeras pessoas de todos os credos, de todas as cores, de todas as condições sociais tiveram dele a palavra amiga, o amparo, a ajuda, o consolo, a mão estendida em todos os momentos, especialmente nas situações de dor e desespero. Por isso foi chamado muitas vezes como: “O amigo maior”, “o pai da pobreza”...
Destaca-se também sua participação, sua liderança em grandes entidades e realizações da comunidade e região:
Loja Maçônica Padre Roma e atividades da Maçonaria em todo Sul e Extremo Sul da Bahia;
Cooperativa de Crédito do Vale do Itanhém – Sicoob Itanhém
Atividades de Promoção Social do Centro Espírita “O Caminho” – desde 1976 - auxilia gestantes carentes com a atividade de A Manjedoura; famílias carentes com membros portadores de tuberculose; com a atividade Campanha do Quilo (esta com dedicação integral de Eloino com o famoso Balaião); crianças do Educandário André Luiz, dentre outras.
Após ler e estudar as cinco obras básicas da Doutrina Espírita, codificadas por Allan Kardec, ele sentiu a necessidade de criar uma instituição que pudesse divulgar e colocar em prática a mensagem de paz e renovação do Espiritismo, tendo como base o Evangelho de Jesus. O trabalho social surgiu como conseqüência natural do sentimento de religiosidade que considera todos os homens e mulheres como irmãos, sem distinção de qualquer espécie, conforme assevera o cristo: “Fazei aos outros tudo o que gostaríeis que vos fizessem eles.” Assim, em 1976, juntos com corajosos companheiros, liderou a criação do Centro Espírita “O Caminho”. Educandário de Luz em nossa cidade.
-Ele esteve presente na emancipação de Itanhém?
Apesar da política não representar seus objetivos de vida, nunca se furtou de contribuir para o progresso de Itanhém. Seu pai foi o primeiro prefeito da emancipada cidade de Itanhém.
. A vida de Eloino foi marcada por sua luta em promover o indivíduo em todas as áreas: educacional, social, moral. Em homenagem póstuma, por seu brilhante trabalho de caridade e amor ao próximo, O CRAS, sob a gestão de Gildeon Rosa de Jesus, recebeu o seu nome. Atitude que emocionou e honrou a família.
-Todos nos sabemos que ele se importava muito com o próximo e tinha o prazer de fazer isso, o que acha que o estimulava?
Sua grandeza moral, os ensinamentos de Jesus à luz da Doutrina Espírita.
A vida em sociedade de Eloino pode ser pautada pelas palavras: O amor em ação. Muito mais que as contribuições físicas ( Loja Maçônica, Sicoob Itanhém, etc.), as famílias, as pessoas, consoladas por sua anônima Mao amiga , e em especial na família de sua esposa, que se tornou também a sua família, é que iluminam sua trajetória de vida! Todos na comunidade têm uma história para contar, uma lição de vida partilhada com Eloino. Vejamos alguns exemplos: A tocante experiência de Carlos Andrade, assessor de comunicação da Prefeitura Municipal de Itanhém, dentre outras funções deste vencedor:
INFORMAÇÕES CEDIDAS PELA FAMILIA LISBOA
Trabalhei com Eloino nos nos anos 70,71 no cartório de registro de imóveis. Uma figura referencial na construção da minha cidadania. Fiquei chocado e triste ao constatar que não está mais entre nós. Nunca esquecí seu jeito de ser e jamais esqurcerei.
ResponderExcluirUm abraço de saudades a seus familiares.